terça-feira, 1 de junho de 2010

Os neutrinos possuem massa!

Cientistas europeus obtiveram pela primeira vez evidência direta de que neutrinos, partículas subatômicas com carga elétrica neutra e massa até agora considerada nula, podem mudar de tipo. Os neutrinos interagem somente muito raramente com a matéria.
vida de um múon
© New Scientist (vida de um múon)
O enorme fluxo de neutrinos solares que atravessa a Terra é suficiente para produzir apenas 1 interação por 1036 átomos alvo e cada interação produz somente alguns fótons ou um elemento transmutado. Existem três tipos de neutrinos: neutrinos do elétron, do tau e do múon. Acreditava-se que os neutrinos pudessem mudar de um tipo para outro, mas até agora não foi possível observar esse fenômeno.
Agora físicos do experimento Opera, localizado sob a montanha Gran Sasso, na Itália, dizem que ter detectado neutrinos do tau em um feixe de bilhões de neutrinos do múon emitidos em um centro do Cern (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) a 730 quilômetros de distância.
O Laboratori Nazionali del Gran Sasso é um laboratório de física de partículas subterrâneo localizado entre as cidades de L'Aquila e Teramo, próximo à montanha Gran Sasso, quase abaixo do túnel Gran Sasso na Itália. O laboratório fica a cerca de 120 quilômetros de Roma, entre o Gran Sasso e o parque nacional de Monti della Laga. Ele é o maior laboratório de física de partículas subterrâneo do mundo, com cerca de 10,4 quilômetros de comprimento, e começou a operar nos anos da década de 1980 e sua expansão não é possível. 
O Gran Sasso possui três grandes áreas experimentais. Além de prédios de pesquisa na superfície esse laboratório de física de partículas tem extensas construções subterrâneas bem abaixo da montanha. Sua profundidade máxima é de 1400 metros.
Desde o final de agosto de 2006 o laboratório europeu de física de partículas CERN está dirigindo um feixe de neutrinos muônicos para o laboratório Gran Sasso, onde eles serão registrados por dois detectores, o OPERA e o ICARUS, em um estudo sobre oscilaçào de neutrinos.
O resultado confirma limitações no Modelo Padrão, teoria que descreve as interações entre partículas elementares. A teoria prevê que neutrinos não têm massa, mas neutrinos só podem oscilar entre um tipo e outro se tiverem massa.
Dados anteriores em favor da hipótese de oscilação eram indiretos. Em 1998, um grupo de físicos descobriu que alguns neutrinos dos tipos múon e elétron produzidos na atmosfera e no Sol desapareceram quando se dirigiam ao detector Super-Kamiokande, localizado no Japão.
 observatório kamioka
© Universidade de Tóquio (Super-Kamiokande)
Os dados do Opera, contudo, ainda permitem interpretações alternativas. Explicações envolvendo decaimento de neutrinos, por exemplo, não podem ser descartadas.
Fonte: New Scientist

2 comentários:

  1. Qual a diferença entre os três tipos de neutrinos???

    ResponderExcluir
  2. Os neutrinos são léptons com spin 1/2, que são pertencentes da mesma família do elétron. Os três tipos conhecidos são: neutrino do elétron (nº eletrônico +1), neutrino do múon (nº muônico +1), neutrino do tau (nº tauônico +1). E os antineutinos respectivos são -1. Por exemplo, o número muônico do neutrino do elétron é igual a zero. Os neutrinos provavelmente possuem massa diferente de zero, porém em torno de um milhão de vezes menor que a massa do elétron, que é 0,511 MeV/c², ou seja: 0,28 eV/c². E, também, os tipos de neutrinos devem possuir valores de massas diferentes.

    ResponderExcluir