domingo, 23 de abril de 2017

Massa negativa desafia as leis da Física

Físicos criaram um fluido com "massa negativa", que acelera em direção oposta quando empurrado.

fluido com massa negativa

© Physical Review Letters (fluido com massa negativa)

A descoberta desafia a Segunda Lei de Newton, conhecida como o Princípio Fundamental da Dinâmica, que diz que quando empurrado, o objeto se acelera na mesma direção que a força aplicada nele.

Mas em teoria, matéria pode ter massa negativa, da mesma forma que uma carga elétrica pode ser positiva ou negativa. Uma massa efetiva negativa pode ser realizada em sistemas quânticos através da engenharia da relação de dispersão. Um método poderoso é fornecido pelo acoplamento spin-órbita, que está atualmente no centro de intensos esforços de pesquisa.

Uma equipe de cientistas, liderada por Peter Engels, da Washington State University (WSU), esfriou átomos de rubídio a uma temperatura pouco acima do zero absoluto (próximo de -273ºC), gerando o que é conhecido como Condensado de Bose-Einstein.

Neste estado da matéria, as partículas se comportam como ondas, se movem de forma extremamente lenta, conforme previsto pela mecânica quântica. Elas também se sincronizam e se movimentam juntas no que é conhecido como superfluido, que flui sem perder energia.

Nesta pesquisa um condensado de Bose-Einstein foi medido acoplado à órbita de spin em expansão cuja dispersão apresenta uma região de massa efetiva negativa. Os pesquisadores observaram uma variedade de fenômenos dinâmicos, incluindo a quebra da paridade e da covariância galileana, instabilidades dinâmicas e auto-aprisionamento. Os resultados experimentais são reproduzidos por uma simulação de banda única de Gross-Pitaevskii, demonstrando que as características emergentes, tais como: ondas de choque, trens solitônicos, auto-aprisionamento, entre outros, originam-se de uma dispersão modificada. Este trabalho também fornece novas informações sobre fenômenos relacionados em redes ópticas, onde a estrutura periódica subjacente muitas vezes complica sua interpretação.

Para criar as condições para a massa negativa, os pesquisadores usaram lasers para capturar os átomos de rubídio e empurrá-los para frente e para trás, mudando a forma como eles giram.

Os lasers prendem os átomos como se eles estivessem numa região com menos de 100 micrômetros de diâmetro. Neste ponto, o superfluido de rubídio tem massa normal. Mas, quando os átomos foram liberados da "armadilha do laser", o superátomo de rubídio se expande, revelando massa negativa.

Para criar as condições para a massa negativa, os pesquisadores aplicaram um segundo conjunto de lasers que empurra estes átomos em expansão de um lado para outro, mudando o modo como eles giram. Desta forma, quando alguns átomos de rubídio escorrem para fora da armadilha original rápido o suficiente, eles se comportam como se tivessem massa negativa.

"Com massa negativa, se você empurrar alguma coisa, ela acelera em sua direção," disse Michael Forbes, professor-assistente de Física da WSU. "Parece que o rubídio se choca contra uma parede invisível".

A técnica poderia ser usada para entender melhor o fenômeno, dizem os pesquisadores. "Primeiramente, nos chamou atenção o controle que temos sobre a natureza da massa negativa, sem quaisquer complicações," diz Forbes.

Este controle também fornece aos pesquisadores uma ferramenta para explorar as possíveis relações entre massa negativa e fenômenos observados no cosmos, como estrelas de nêutrons, buracos negros e energia escura.

Fonte: Physical Review Letters

Nenhum comentário:

Postar um comentário