sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Neutrinos podem superar a velocidade da luz

Os neutrinos podem alcançar uma velocidade superior à da luz, segundo os primeiros resultados divulgados pelo experimento OPERA (Oscillation Project with Emulsion-tRacking Apparatus), após testes realizados no laboratório de física CERN.
neutrinos mais rápidos que a luz
© Revista Física (neutrinos mais velozes que a luz)
A informação foi dada pelo Centro Francês de Pesquisas Científicas (CNRS), a experiência lançou neutrinos desde as instalações do CERN, em Genebra, em direção ao laboratório italiano Gran Sasso a 730 km de distância.
Os neutrinos chegaram a seu destino, em Gran Sasso, 60 nanosegundos mais rápidos que a luz, que cobre essa distância em 2,4 milisegundos. E isso só pode ser possível se eles estiverem viajando a uma velocidade maior do que 299.792.458 metros por segundo, que é a velocidade exata da luz.
Para checar seus resultados, os cientistas usaram relógios atômicos e avançados sistemas de GPS, conseguindo com isso reduzir a incerteza da distância percorrida pelos neutrinos para 20 centímetros - em relação aos 730 km do feixe.
O tempo de chegada dos neutrinos foi medido com uma incerteza de 10 nanossegundos. Os resultados se baseiam na observação de mais de 15 mil neutrinos.
Até agora, a velocidade da luz foi considerada um limite intransponível, e esta nova experiência pode abrir perspectivas teóricas completamente novas.
A experiência foi iniciada em 2006 para estudar as transformações raras (oscilações) dos neutrinos muônicos em neutrinos tauônicos, uma das quais pôde ser observada em 2010, comprovando a capacidade única do programa para detectar esses sinais.
Novas medições são necessárias para confirmar ou refutar este experimento. Creio que a teoria da relatividade não será abalada, mas se o resultado for confirmado provocará uma extensão desta teoria.
Fonte: CNRS

7 comentários:

  1. logo, logo estaremos viajando no tempo!!!

    ResponderExcluir
  2. Estava lendo a tarde sobre a possibilidade de viagem no tempo. Pela teoria de Einstein so algo mais veloz que a luz podeia provocar a dilatação do tempo, permitindo ai essa viagem cheia de mistérios. A noite no jornal vi esta noticia fabulosa.

    ResponderExcluir
  3. A viagem no tempo ainda está longe de acontecer, por enquanto só os fótons conseguiram kkkkkkkk
    Vamos esperar, quem sabe, né! Não esqueça que td é relativo, pelo menos ainda é, a ciencia também está caminhando na "velocidade da luz"!!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  4. é uma brincadeira, pois até agora não conseguimos fazer nada viajar pelo menos perto dessa velocidade, pelo menos não com uma massa, neutrinos não tem massa, imagina a energia que seria usada para uma viajem dessa, caso isso fosse possível, por enquanto são só conjecturas

    ResponderExcluir
  5. Há possibilidade dos neutrinos possuirem massa, porém muito pequena, provavelmente menor que a do elétron, que é aproximadamente igual a: 0,000000000000000000000000000000911 kg.

    ResponderExcluir
  6. imagina!!! qual a diferença entre neutrino tau e o múon? a física de partículas é um barato! To adorando fuçar rssss

    ResponderExcluir
  7. Caros astrofisicos! A velocidade da luz é VARIÁVEL, mesmo!
    http://informaridendo.blogspot.com/2012/01/caros-astrofisicos-velocidade-da-luz-e.html

    ResponderExcluir