domingo, 24 de julho de 2011

Descoberta nova partícula no Fermilab

Físicos do acelerador de partículas Fermilab confirmaram a observação de uma partícula inteiramente nova, o bárion Xi-sub-b (Ξb0).
bárions no modelo de quarks
© Fermilab (bárions no modelo de quarks)
Os bárions são partículas formadas de 3 quarks, em diferentes configurações. O próton é um bárion que consiste de dois quaks up e um quark down, e o nêutron é formado por dois quarks down e um up. A Xi-sub-b tem um quark up, um quark strange e um quark heavy bottom, significando seu peso está em torno de seis vezes o peso de um próton ou um nêutron.
A existência dessa partícula já havia sido prevista algumas vezes, mas ela ainda não havia sido observada. Ela não dura muito tempo, viajando uma fração de milímetro antes de decair em partículas mais leves.
No Fermilab durante as colisões sã geradas quase que 500 trilhões de conjuntos de partículas, assim, os pesquisadores foram capazes de verificar a existência dela múltiplas vezes. A Xi-sub-b foi registrada 25 vezes.
O Tevatron do Fermilab, onde a Xi-sub-b foi descoberta, fica baseado em Illinois nos EUA, era também o maior acelerador de partículas do mundo até a construção do LHC.
geração da nova partícula Xi-sub-b
© Fermilab (geração da nova partícula Xi-sub-b)
Experimentos no Tevatron possibilitaram descobrir os bárions Sigma-sub-b (Σb and Σb*) em 2006, observar o baryon Xi-b-menos (Ξb-) em 2007, e encontrar o Omega-sub-b (Ωb-) em 2009. O bárion Lambda-sub-b (Λb), foi descoberto no CERN.
Medir as propriedades de todas essas partículas permite aos cientistas testar e melhorar os modelos de como os quarks interagem em distâncias próximas através da força nuclear forte, como explicado pela teoria da cromodinâmica quântica (QCD).
Fonte: Fermilab

Nenhum comentário:

Postar um comentário