terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A maior temperatura atingida em laboratório

Cientistas atingiram a temperatura  de 4 trilhões de graus Celsius, a  mais alta da história em laboratório, quente o suficiente para desintegrar a matéria e transformá-la no tipo de sopa que existiu milionésimos de segundos depois do nascimento do Universo.
quark-gluon plasma
© Plasma quark-glúon
Eles usaram um acelerador de partículas gigante do Laboratório Nacional de Brookhaven, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, em Nova York, para bater íons de ouro na produção de explosões ultra-quentes, que duraram apenas milésimos de segundos. Esse procedimento irá ajudar a elucidar por que e como o Universo foi formado.
"Essa temperatura é alta o suficiente para derreter prótons e nêutrons", disse Steven Vigdor, do Brookhaven, em uma entrevista coletiva num encontro da Sociedade Americana de Física, em Washington. Essas partículas formam átomos, mas elas próprias são formadas por componentes menores chamados quarks e glúons.
Os físicos buscam agora minúsculas irregularidades capazes de explicar por que a matéria acumulou nessa sopa quente primordial.
Eles também esperam usar seus achados em aplicações mais práticas, como no campo da "spintrônica", que tem como objetivo desenvolver peças de computador menores, mais rápidas e mais potentes.
Eles usaram o RHIC (Colisor Relativístico de Íons Pesados), um acelerador de partículas com 3,8 quilômetros de comprimento e que está a 4 metros abaixo do solo em Upton, em Nova York, para colidir íons de ouro bilhões de vezes.
túnel RHIC
© RHIC
"O RHIC foi projetado para criar matéria nas temperaturas encontradas inicialmente no Universo antigo", disse Vigdor. Eles calculam que a temperatura de 4 trilhões de graus se aproxima muito disso.
O centro do nosso Sol mantém-se a 15 milhões de graus, o ferro derrete a 1.800 graus e a temperatura média do Universo é atualmente de 2,7 graus acima do zero absoluto. O artigo será publicado na Physical Review Letters.
 Fonte: Brookhaven National Laboratory

5 comentários:

  1. Essa sopa quente primordial seria a 1ª fase da energia transformada em matéria? De acordo com a Formula "E = m.c²", a energia se transforma em massa, e a principio essa massa é a "sopa quente primordial"... depois vindo a constituir os átomos... certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A essas temperaturas fica difícil a matéria se agrupar e formar núcleos estáveis(hidrogênio hélio etc), então, quando a temperatura estava elevada a esse ponto, a unica coisa que aconteceu foi aniquilação de massa (quarks e anti-quarks e elétrons e anti-elétrons) e o aparecimento de um grande mar de fótons (resultante da colisao de anti-materia e materia), depois de alguns milhares de anos, a temperatura abaixou, e assim os quarks conseguiram se juntar e formar prótons, que junto com nêutrons permitiram a formação de elementos com núcleo estável, mesmo que simples (tipo o hidrogênio, que foi o mais abundante).
      Essa "sopa" então no caso seria um grande mar de quarks e outras partículas sub-atômicas, que em menor temperatura formaram os átomos como conhecemos hoje.

      Excluir
    2. Correto. Porém, a temperatura no Big Bang era muito maior, da ordem de 10³² kelvin. Nesta ocasião, não havia possibilidade da existência da matéria.

      Excluir
    3. Pelo que eu saiba, antes de decorrer um segundo a materia se encontrava nessa forma de "sopa de quarks", eh a formula de Einstein: E=m.c² (energia vira materia). Tudo bem, n existia materia, mais teria quer ser em nanos segundos apos o bigbang, pq em pouquissimo tempo a "energia do bigbang" formou "materia".
      Muito tenso estudar essas coisas, porem nada melhor que conhecer sobre esses assuntos (tenho só 16 anos ^^) e sim Angelo, a temperatura poderia estar ou até estava mesmo muito maior, pq uma grande ação como aquela, numa proporção inimaginavel deve ter caracteristicas incriveis em questão de velocidade/temperatura/energia. é oque eu costumo falar (n lembro onde vi nem sei fui eu que inventei ^^), ao comparar ao espaço, tudo que temos na terra é insignificante, todas nossas noções de poder, força, tempo, velocidade etc. se perdem.

      Excluir
  2. O modelo da grande explosão térmica, parte do princípio de Friedmann. Enquanto o Universo se expande, a radiação contida e a matéria se esfriam. Para entender a teoria do Big Bang, deve-se inicialmente entender a expansão do Universo. Este experimento tenta elucidar a formação de matéria logo após o Big Bang.

    ResponderExcluir